Brasil | 27 de noviembre de 2025
Por: Talita Camargo

SINOVAC e Tecpar iniciam trabalhos para produção de vacinas

Encontro no Paraná contou com a presença do vice-presidente da SINOVAC para a América Latina, Weining Meng e delegação

Foi dada a largada para a parceria que irá resultar no fortalecimento do sistema de saúde público brasileiro!

Aconteceu em 25 de novembro de 2025 a primeira reunião de trabalho entre a SINOVAC e o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), em Curitiba. Um dia após formalização do contrato com o Ministério da Saúde para fornecimento de vacinas para o Sistema Único de Saúde (SUS), a SINOVAC e o Tecpar iniciaram o projeto para a produção conjunta de vacinas contra a raiva humana.

SINOVAC e Tecpar iniciam trabalhos para a produção de vacinas. Foto: Hedeson Alves/Tecpar

O objetivo do encontro, que marcou o início da parceria, foi conectar as equipes brasileiras e chinesas para começar a avaliação dos prazos estipulados de transferência de tecnologia e para iniciar as providências do plano de trabalho que será apresentado ao Ministério da Saúde no início do próximo ano.

Reunião na sede do Tecpar marca o início da parceria entre o instituto e a SINOVAC. Foto: Hedeson Alves, Tecpar.

“Vamos trabalhar em todo o planejamento para entregar os produtos da PDP o mais rápido possível para a sociedade brasileira”, afirmou Dimas Covas, cientista-chefe e pesquisa e desenvolvimento da SINOVAC. “O mundo tem enfrentado falta de algumas vacinas que vamos suprir com a nossa parceria, que é importante para o Tecpar, que volta a produzir vacinas humanas, e para o Paraná”, enfatizou.

A intenção é que as vacinas contempladas na PDP sejam fabricadas em Maringá. No mês de novembro, a obra de implantação da infraestrutura do Parque Tecnológico Industrial da Saúde do Tecpar na cidade alcançou 50% de execução e segue avançando com a expectativa de ser finalizada até 2026.

“O Tecpar vai ser o único e exclusivo fornecedor da vacina de raiva humana no Brasil. Hoje é início de uma grande parceria de sucesso, que reafirma o papel de laboratório público oficial do instituto e coloca o Paraná entre os principais produtores de vacinas para a saúde humana no país”, afirmou o diretor-presidente do instituto, Eduardo Marafon.

Delegações da SINOVAC e do Tecpar reunidas em Curitiba: parceria sólida. Foto: Hedeson Alves, Tecpar.

Comparte

WhatsAppLinkedInFacebookCopy Link